Substituindo os antigos motores que equipavam o Fiesta e o Ka (os antiquados Endura 1.0 e 1.3 e o eficiente Zetec S 1.4 16v) pelo Zetec Rocam 1.0L e 1.6L, a Ford fez com que a sua linha de automóveis tivesse os motores mais modernos do país.
Isso gerou comentários positivos na imprensa especializada e trouxe a Ford de volta à cabeça dos consumidores.
Os motores Zetec Rocam se caracterizam por sua durabilidade e performance. A grande vedete deste motor é o comando de válvulas, com acionamento suportado por rolamentos, reduzindo profundamente o atrito no mesmo. A curva de torque, tanto no 1.6L quanto no 1.0L é muito boa, quase 100% plana. Atingindo seu pico em rotações muito baixas, o que proporciona um grande prazer ao dirigir.
Os motores são produzidos na planta de Taubaté e são exportados para vários países.
Uma vantagem do Zetec Rocam é que este motor não tem correia dentada, que quase todos os outros motores utilizam. Isso significa menos gastos com manutenção, já que se essa correia não for trocada periodicamente pode provocar entortamento de válvulas: em valores, isso pode significar um prejuízo de 3 mil reais ou mais.
esta corrente nunca quebra! No máximo, quando se desgasta, fica fazendo um barulho em marcha lenta avisando que está na hora de trocar !
So mais uma coisinha: o nome "RoCam" é a abreviação de " Rolated Camshaft" ( que significa "eixo de comando roletado" ) ... e ZETEC é a empresa que desenvolveu esta tecnologia !!!
So mais uma coisinha: o nome "RoCam" é a abreviação de " Rolated Camshaft" ( que significa "eixo de comando roletado" ) ... e ZETEC é a empresa que desenvolveu esta tecnologia !!!